Monografias


Secção dedicada à divulgação a todos os sócios, parceiros associativos e público em geral da produção de monografias de temáticas egiptológicas por parte de investigadores portugueses sócios da ACAPE:




Janeiro - 2014
CANHÃO, Telo Ferreira


No dia 17 de Janeiro de 2014 a colecção «Textos Clássicos», do Plano de Edições da Fundação Calouste Gulbenkian, passou a contar com o livro Textos da Literatura Egípcia do Império Médio, o mais recente trabalho do egiptólogo Doutor Telo Ferreira Canhão. Com prefácio do Prof. Doutor Luís Manuel de Araújo, esta obra incide ainda sobre os doze textos do Império Médio já antes apresentados, de uma forma diferente, pelo autor: Khufu e os Magos, História de Sinuhe, Conto do Náufrago, Conto do Camponês Eloquente, As Admoestações de Ipu-uer, Diálogo de um Desesperado com o seu Ba, As Profecias de Neferti, As Lamentações de Khakheperréseneb, Instrução de Amenemhat I ao seu filho Senuseret, Instrução Lealista, Instrução de Kheti e Hinos a Senuseret III. Agora aparecem numa tradução mais literal acompanhada do texto hieroglífico gramaticalmente organizado, da transliteração e de numerosos comentários em notas de rodapé, que vão da filologia à contextualização histórica, passando por muitos outros aspectos da História egípcia, do comentário fundamentado e, até, da comparação com outros tradutores. Indiscutivelmente são raízes da cultura, «obras cuja mensagem se não esgotou e permanecem fontes vivas do progresso humano», que antes se encontravam dispersas por numerosas edições estrangeiras, algumas de difícil acesso para muitos, e, agora, são reunidas e apresentadas em português na companhia do texto hieroglífico e respectiva transliteração, de forma a permitir que professores, estudantes e público em geral, possam tirar o maior partido possível delas. ISNB 978-972-31-1508-6, pp. 1020.




Dezembro - 2013
SOUSA, Rogério
FIALHO, Maria do Céu


O livro Alexandrea ad Aegyptvm. The Legacy of Multiculturalism in Antiquity, surge no seguimento do Colóquio «Alexandria ad Aegyptum». A experiência de multiculturalismo na Antiguidade, organizado pelo Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM) e realizado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto nos dias 21 e 22 de Outubro de 2010. Tendo como editores Rogério Sousa, Maria do Céu Fialho, Mona Haggag e Nuno Simões Rodrigues, é uma co-autoria do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», Porto), do CECH (Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Coimbra), da Alexandria University, de Alexandria e das Edições Afrontamento, Porto, e colige, essencialmente, as intervenções desse encontro. Embora o colóquio tenha tido como línguas de trabalho o português e o inglês, os editores optaram pela publicação desta obra apenas em inglês, almejando alcançar reconhecimento para lá do espaço luso. O livro foi dividido em quatro secções. Em «Part I: Alexandria, a City of Many Faces», colaboraram Maria de Fátima Silva, José das Candeias Sales, Maria Cristina de Sousa Pimentel e Nuno Simões Rodrigues. A «Part II: the Multicultural Experience in Alexandrian Arts and Society» conta com a participação de Mostafa El-Abbadi, Mona Haggag, Kyriakos Savvopoulos, Delfim Leão e Luísa de Nazaré Ferreira. Na «Part III: Muses, Books and Scholars» intervêm Maria do Céu Fialho, Marta Várzeas, Jorge Deserto, Luís Manuel de Araújo, Manuel Alexandre Jr. e Jorge Nuno Silva e Hélder Pinto. Em «Part IV: Tradition in Transition» surgem textos de Alexandra Diez de Oliveira, Rogério Sousa, Alla B. Davydova, Cláudia Teixeira, Telo Ferreira Canhão, Paula Barata Dias e Carlos Gama. Há, ainda, dois prefácios, um de Gabriele Cornelli e outro de Ismail Seragellin e dois epílogos, um de Maria Helena Rocha Pereira e outro de Sohair F. Wastawy. No final da obra, antes da Bibliografia geral, foram agrupadas 56 fotografias e desenhos alusivos às temáticas apresentadas. ISBN 978-972-36-1336-0; 978-989-8351-25-8; 978-989-721-53-2, pp. 395.




Outubro - 2013
SOUSA, Rogério


Explorações: o Egipto na Arte de Susan Osgood é o catálogo da exposição com o mesmo nome, que esteve patente nas galerias de exposições temporárias da Universidade do Porto, no Edifício da Reitoria, de 22 de Julho a 25 de Outubro de 2013. Quem visitou a exposição ficou a conhecer o trabalho desta pintora americana que vive e trabalha em Vermont, Estados Unidos da América, e sempre se sentiu atraída pela arte e história do Egipto. Depois de ter concluído o seu curso de pintura, viajou através do país dos faraós pela primeira vez em 1979, acabando por aceitar, em 1985, o convite de Artista Coordenadora da Missão Epigráfica da Universidade de Chicago, com sede em Lucsor (Egipto), uma instituição já com longa tradição na arqueologia egípcia. Por este motivo todos os anos faz uma temporada no Egipto, para desenhar e pintar os vestígios tumulares e templários egípcios, sem descuidar aspectos mais pessoais da sua análise e interpretação dos lugares e gentes daquele país. Por isso, esta exposição, que já passou por vários países, não só registou o desenho arqueológico dos mais antigos vestígios de arte faraónica às mais recentes descobertas no Vale dos Reis, como é o caso do túmulo KV 63, como expôs também a visão mais intimista de uma artista que há mais de vinte anos convive com as pessoas e os lugares do Egipto. Foi graças ao egiptólogo português Rogério Sousa, que foi um dos curadores e produtores da exposição, além de ter sido um dos coordenadores editoriais do catálogo, autor de alguns dos seus capítulos e tradutor dos textos ingleses, uma vez que o catálogo é bilingue português/inglês, que Susan Osgood esteve presente em Portugal. Integrado numa organização da Universidade do Porto e do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», Porto), o catálogo é um belo livro de 176 páginas, profusamente ilustradas com fotografias, desenhos e pinturas nas quais a autora utilizou várias técnicas e suportes, onde a cor, sobretudo as cores quentes, abunda, numa amostragem que integra trabalho científico, etnográfico e de exploração interior da artista.




2013 - Fevereiro

SOUSA, Rogério
  SILVA, João R.

Catálogo da exposição «Serápis nos Confins do Império. O Complexo Sagrado de Panóias», organizada pelo Museu da Vila Velha e pelo CITCEM, de 11 de Novembro de 2012 a 3 de Março de 2013. Coordenado por João Ribeiro da Silva e Rogério Sousa, abre com a ficha técnica da exposição, seguida de um conjunto de textos organizados à volta de dois títulos gerais: «O Culto de Serápis: Origem e Difusão» e «O Complexo Sagrado de Panóias». Ao longo de todo o catálogo surgem, individualizadas, numerosas caixas de texto dedicadas às peças em exposição. Profusamente ilustrado com desenhos e fotografias a preto e branco, participaram nesta obra colectiva, além da presença substantiva dos dois coordenadores em textos e imagens, José das Candeias Sales, Nuno Simões Rodrigues, Sara Rodrigues, Maria do Carmo Serén, Amílcar Guerra, Luís Manuel de Araújo, Telo Ferreira Canhão e Rui Morais. pp. 116/ISNB 978-97299573-7-6 (DRCN) e 978-972-9462-99-3 (MVR).


2013 - Janeiro
CANHÃO, Telo Ferreira


Foi disponibilizado apenas em Maio de 2013 mais este livro do Doutor Telo Ferreira Canhão, com um excelente prefácio do Prof. Doutor José Nunes Carreira. São traduções integrais de textos egípcios do Império Médio, XI e XII dinastias (c. 2040 a 1780 a. C.), altura em que os Egípcios viveram um dos seus momentos mais altos, ao ponto de Dietrich Wildung lhe ter chamado «a idade de ouro» do Egipto. Este livro junta doze textos, pela primeira vez completos e em português, traduzidos do egípcio hieroglífico, com recurso, também, ao egípcio hierático, considerados clássicos da literatura egípcia desde o tempo dos próprios faraós. São pérolas da literatura universal, autênticos manuais de filosofia, sociologia, política ou religião, que apresentam o quotidiano e a maneira de pensar dos antigos Egípcios. Khufu e os Magos, a História de Sinuhe, o Conto do Náufrago, o Conto do Camponês Eloquente, As Admoestações de Ipu-uer, Diálogo de um Desesperado com o seu Ba, As Profecias de Neferti, As Lamentações de Khakheperréseneb, a Instrução de Amenemhat I ao seu filho Senuseret, a Instrução Lealista, a Instrução de Kheti e os Hinos a Senuseret III, são textos que nos deliciam e que pertencem em simultâneo à história da literatura e à história da civilização. Uma chamada de atenção para a maravilhosa peça do Museu da Fundação Calouste Gulbenkian que ilustra a capa, a pequena cabeça de Senuseret III, de obsidiana.  pp. 240/ISNB 978-989-29-0303-2.




2012 - Dezembro
ARAÚJO, Luís Manuel de


No dia 19 de Dezembro, foi posto à disposição do público mais um livro do Prof. Doutor Luís Manuel de Araújo: Erotismo e Sexualidade no Antigo Egito, das Edições Colibri. A apresentação foi feita pelo Doutor Telo Ferreira Canhão que, perante um anfiteatro cheio, começou por destacar o importante apreço que o anterior trabalho de Luís Araújo sobre esta temática tem merecido dos investigadores estrangeiros. Com muita, muita coisa nova, este novo livro viu o seu aumento de peso em número de páginas por capítulo reflectir-se também no aumento de capítulos: os 6 capítulos do primitivo volume passaram a 8, surgindo os novos títulos: «Presenças da mulher em aforismos proverbiais» e «A expressão da sexualidade no antigo Egito». E estes 8 capítulos falam de tudo um pouco: da sexualidade dos mortais e da sexualidade dos deuses às narrativas de forte carga erótica e do enlevo da poesia amorosa, passando por muitos outros assuntos, como, por exemplo, o vocabulário próprio e os signos hieroglíficos específicos, ou mostrando imagens ternas que, por vezes, alternam com imagens grotescas e caricaturais. 610 pp./ISNB 978-989-689-270-8.



ARAÚJO, Luís Manuel de e SALES, José das Candeias (eds.)

2012
2012
Foi publicada em dois volumes a obra intitulada Novos Trabalhos de Egiptologia Ibérica,  que reúne os textos apresentados no IV Congresso Ibérico de Egiptologia, que teve lugar em Lisboa de 13 a 16 de Setembro de 2010. Os editores da obra são Luís Manuel de Araújo e José das Candeias Sales, tendo a sessão de lançamento ocorrido no dia 10 de Outubro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, coincidindo com a abertura do V Curso de Egiptologia promovido pelo Centro de História da mesma Faculdade. Para a excelente realização do Congresso e alcance de tão almejados resultados finais, reuniu-se uma equipa cujo trabalho foi considerado por todos como exemplar. Em cerca de 1280 páginas agrupam-se mais de 80 textos em português e castelhano, muitos com imagens a preto e branco. Nos quatro dias do congresso, que decorreu no Museu das Comunicações e no Museu da Farmácia, juntando 110 conferencistas ibéricos e latino-americanos, com sessões em simultâneo de manhã e à tarde, as conferências agruparam-se em cinco grandes temas: missões arqueológicas, crenças e rituais, história e ideologia, arte e museologia e literatura e filosofia. 1287 pp./ISBN: 978-989-8068-11-8.




2012 - Junho
SOUSA, Rogério




Eis mais um livro do Prof. Doutor Rogério Sousa que «veio à existência» no verão de 2012. Em Busca da Imortalidade no Antigo Egipto é um autêntico manual sobre a morte no Egipto faraónico. A razão para isso é logo exposta na Nota Prévia: «Diante da responsabilidade de empreender o estudo dos sarcófagos egípcios conservados na Sociedade de Geografia de Lisboa, (…) tornou-se para mim fundamental estabelecer um quadro geral compreensivo sobre as representações da morte». Inspirando-se nas «gentes e [n]os sítios arqueológicos dispersos entre os campos e a montanha tebana» fixou-se na aldeia de Kom, na margem ocidental do Nilo, onde brotaram as ideias que deram lugar a estas páginas. Numa linguagem clara, escorreita e agradável, é uma obra que interessa a todos os que pretendem, de uma forma estruturada, simples e fundamentada, conhecer e compreender esta temática essencial da cultura da antiguidade egípcia. Organizado em cinco grandes capítulos, explora o tema subdividindo-os em múltiplos sub-capítulos. A sessão de lançamento ocorrerá no dia 31 de Outubro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 275 pp./ISBN: 978-989-97396-8-0.



2012 - Junho
CANHÃO, Telo Ferreira


Dado à estampa também no verão de 2012, este é um livro onde o Doutor Telo Ferreira Canhão, apresenta a tradução portuguesa que fez a partir do egípcio hieroglífico, da famosa obra literária do Império Médio (c. 2040-1750 a. C.) o Conto do Náufrago. Intrigado com a simplicidade desta obra numa época em que não existia propriamente uma literatura de entretém, faz uma análise simultaneamente histórica, filológica e hermenêutica, assente numa metodologia dual: primeiro analisa e interpreta as viagens relatadas, tentando localizar os cenários dos acontecimentos; depois procura identificar as personagens do conto e estabelecer os papéis que desempenharam no enredo. Com uma interpretação fundamentada, acaba por elaborar uma concepção que se surpreende alguns, não deixa de ser bastante plausível à luz dos tempos e da cultura em que se integrou. É também um texto cheio de pequenas curiosidades onde umas vezes se procura dar respostas, noutras fazem-se propostas e, noutras ainda, abre-se caminho a novas e eventuais interpretações. A sessão de lançamento ocorreu no dia 17 de Outubro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 157 pp./ISBN: 978-989-8068-10-1.




2011 - Março
ARAÚJO, Luís Manuel de


No dia 22 de Setembro de 2011 foi apresentado pelo Professor Rogério de Sousa o catálogo A Colecção Egípcia do Museu de História Natural da Universidade do Porto, no edifício da Reitoria da Universidade, onde também se procedeu à inauguração da respectiva exposição.  Da responsabilidade do comissário da exposição, Professor Doutor Luís Manuel de Araújo, é uma edição cuidada e requintada da Universidade do Porto, integrada nas comemorações dos seus 100 anos de existência. São 272 páginas com excelente apresentação gráfica e fotográfica que permitem além da visualização, descrição e contextualização das 103 peças da colecção, conhecer a peculiar forma como nos tornámos seus proprietários  Sobre cada peça acrescentam-se notas e comentários e, em alguns casos, apresenta-se a transcrição e tradução dos hieróglifos que integram. Um glossário, uma bibliografia e índices remissivo e de inventário das peças completam a obra. ISBN 978-989-8265-63-0 e ISBN 978-989-8265-64-7.




2011 - Outubro
ARAÚJO, Luís Manuel de


Por sua vez, no 3 de Outubro foi apresentada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa pelo Doutor Telo Ferreira Canhão a última publicação do Professor Doutor Luís Manuel de Araújo. Vinda à luz pela mão da editora «A Esfera dos Livros», a obra intitu­la-se Os Grandes Faraós do Antigo Egito. 30 Faraós/30 Dinastias, e atinge plenamente os objectivos propostos no título e no subtítulo: deu-se destaque aos 30 faraós que em 30 dinastias se superiorizaram a todos os outros. É uma obra de onde ressalta a importância que o autor sempre deu à forma de apresentar ao leitor, especializado ou não, as palavras e as ideias de uma cultura tão diferente da que nos rodeia no dia-a-dia. As 366 páginas que constituem este livro são um importante trabalho que pode integrar não só a biblioteca de quem é um mero curioso da egiptologia como a de todo aquele que em Portugal se dedica ao estudo do Egipto. ISBN 978-989-626-335-5. 




2011 - Dezembro
SOUSA, Rogério



Com data de 2011 mas tendo surgido junto do público apenas em 2012, pelas mãos da Fundação Calouste Gulbenkian, O Livro das Origens é mais um trabalho do nosso amigo Prof. Dr. Rogério de Sousa.
É um estudo sobre a inscrição teológica da Pedra de Chabaka, conforme informa o subtítulo da obra e sobre qual o autor afirma: «o texto patente na Pedra de Chabaka é o herdeiro de uma longa e milenar tradição e reflecte como nenhum outro a intensa reflexão teológica e política em torno da problema da criação do mundo». Apresentando a versão hieroglífica e a sua tradução para português, tem uma Nota Prévia onde se justifica o título do livro, uma Introdução de contextualização e um Comentário onde se explora e explica este importante texto egípcio. Num Apêndice apresenta e comenta ainda alguns Hinos e Orações a Ptah. ISBN: 978-972-31-1410-2.





2009 - Julho
SOUSA, Rogério



Editado em Julho passado pela Editora És­quilo, surgiu no mercado nacional a última publicação do Professor Doutor Rogério Sousa, com o título Iniciação e mistério no Antigo Egipto. Esta obra, que trata da «Sabedoria dos Antigos Egípcios sobre a natureza da mente e o dinamismo se­creto da vida», tem por base a sua tese de doutoramento, defendida em 2006. É mais uma incursão, em português, ao An­tigo Egipto, agora numa área das mais po­lémicas da religião faraónica. O templo, o rito e o mito serão escalpelizados com o objectivo de caracterizar o fenómeno da iniciação, «revelando com uma inesperada nitidez a compreensão que os sábios egíp­cios tinham acerca da mente e das suas possibilidades de transformação». ISBN 978-989-8092-56-4.







                                               

2008 - Junho

SALES, José das Candeias


Dando continuidade à anterior publicação em Setembro de 2007 de Estudos de Egiptologia, para a mesma editora Livros Horizonte, o Prof. José das candeias Sales apresenta-nos agora outra colectânea de textos anteriormente publicados em diversas revistas científicas, nacionais e estrangeiras, revistos e aumentados. Ao longo de 207 páginas, onde se incluem numerosas fotografias e desenhos, a obra Poder e Iconografia no Antigo Egipto divide-se em duas partes: I Parte. Poder, Território e Sociedade: Modelos, Práticas e Dogmas; II Parte. A Iconografia do Poder ou o Poder da Iconografia (Período Ptolomaico). Aliás, embora se incluam vários textos mais focados na época ptolomaica, há claramente uma reflexão que transcende essa época. ISBN 978-972-24-1571-2.





2008 - Outubro
BASSO, Paula e ARAÚJO, Luís Manuel de





















2007- Setembro

SALES, José das Candeias


Na escassez editorial nacional de publicações de textos de investigadores portugueses relacionados com o Egipto faraónico, foi publicado no mês de Setembro de 2007, pela editora Livros Horizonte, o último trabalho de um especialista, amigo e colaborador da ACAPE, José das Candeias Sales. É um conjunto de textos já publicados em revistas e brochuras dedicadas a um público mais especializado, aos quais, depois de revistos e actualizados, se juntaram outros textos inéditos. Independentes uns dos outros, os textos agrupam-se em dois capítulos mais gerais designa-dos por «Primórdios e actualidade da egiptologia científica» e «Mitologia, memória e temporalidade» e deixaram-nos a certeza de se tornarem do agrado de todo o tipo de público atento às questões que abordam o Egipto antigo. Estudos de Egiptologia – Temáticas e Problemáticas reúne em 229 páginas reflexões e perspectivas de temas e problemas da egiptologia, culminando com um conjunto de notas bem elaboradas e elucidativas, e uma bibliografia assaz interessante, um excelente ponto de partida para quem pretender aprofundar e desenvolver as temáticas expostas nesta obra. ISBN 978-972-24-1521-7.






2006 - Outubro
ARAÚJO, Luís Manuel de
RODRIGUES, Nuno Simões




Dividida em quatro grandes capítulos, esta obra de 460 páginas leva-nos pelo Egipto faraónico, Mesopotâmia e regiões vizinhas, Grécia e Roma, numa viagem ao passado centrada nas comunicações, mas sempre pronta a descobrir outras características culturais destes povos da Antiguidade Oriental e da Antiguidade Clássica. ISBN 972-8724-10-1.














2006 - Outubro
ARAÚJO, Luís Manuel de




Um catálogo cujas 200 páginas nos apresentam de forma clara, instrutiva e cativante as peças egípcias que Calouste Gulbenkian coleccionou criteriosamente. Sem deixar de fora as Reservas, são apresentadas uma a uma, muitas vezes em comparação com peças semelhantes de outros museus, terminando a obra com um glossário, antecedido de um interessante capítulo onde se podem ver reproduções de correspondência relativa à aquisição de algumas das peças desta colecção. ISBN 10:972-8848-26-9/13:978-972-8848-26-2







2005 - Outubro
ARAÚJO, Luís Manuel de













2005 - Janeiro
SALES, José das Candeias