No passado dia 17 de Dezembro, decorreu no Museu Nacional de Arqueologia, a Comemoração do Centenário de Naguib Mahfouz, escritor egípcio galardoado em 1988 com o Nobel da Literatura, cuja efeméride do nascimento se celebrou no dia 11 de Dezembro de 2011.
O evento teve pela primeira vez a colaboração do Núcleo de Cultura e Estudos Orientais, na pessoa da Drª Artemisa Silva e intercalou uma palestra sobre a vida e a vastíssima obra do autor com leituras dramatizadas de excertos escolhidos de obras emblemáticas, dando vida a várias personagens de alguns dos seus livros. Todas as intervenções foram acompanhadas da projecção de imagens alusivas ao Cairo, onde Naguib Mahfouz nasceu, viveu e morreu, ao Egipto faraónico, um dos grandes temas do autor, e à sua obra em geral.
Foi uma sessão coroada de êxito em que a conferência da Mestre Alexandra Diez teve a especial participação do Prof. Doutor Luís Manuel de Araújo, do Doutor Telo Canhão, da Drª Artemisa Silva e da Drª Maria José Albuquerque. Encerrou a sessão o estimado Embaixador Grainha do Vale, presidente da ACAPE, contemporâneo de Naguib Mahfouz no Cairo e profundo conhecedor de parte da época que o autor tão bem retratou nos seus livros e filmes.
Por entre memórias de um passado recente, livros e histórias, ao som de cálidos acordes egípcios prestou-se homenagem ao escritor e ao homem que foi Naguib Mahfouz, falecido em Agosto de 2006.
A merecida homenagem ao grande escritor egípcio terminou em ameno convívio num lanche natalício onde não faltou o delicioso hummus, iguaria muito apreciada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário