sexta-feira, janeiro 22, 2016

Aspectos da vida quotidiana no antigo Egipto através de peças do Museu da Farmácia



Data e Local: Sexta feira dia 29 de Janeiro, das 18 horas às 20 horas, no Anfiteatro do Museu de Farmácia no edifício da Associação Nacional de Farmácias, Rua Marechal Saldanha, nº 1.




Orador: Telo Ferreira Canhão, egiptólogo, investigador integrado do Centro de História da Universidade de Lisboa, galardoado em Dezembro passado com o 2º Prémio de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa de 2015, conferido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia/Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a obra Textos de Literatura Egípcia do Império Médio. Textos hieroglíficos, transliterações e traduções comentadas, Fundação Calouste Gulbenkian, 2014.





Todas as peças do antigo Egipto que integram a colecção do Museu de Farmácia foram realizadas com objectivos práticos tendo em vista o bem-estar quotidiano. Ligadas ao bem estar físico e mental de quem as usava, não só estão bem integradas neste museu, como passaram por uma vida útil antes de se fixarem nos expositores onde hoje se encontram. Serão apresentadas as formas como alguns desses vestígios do passado foram utilizados, e feita a comparação com peças semelhantes de acervos de outros museus, essencialmente portugueses, tentando aguçar o apetite à sua descoberta e comparação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário